Rinoplastia

Também conhecida como a cirurgia plástica de nariz.
Segundo o Prof. Ivo Pitanguy, o a nariz é o "centro da face". É o primeiro órgão que atrai o olhar quando observamos um rosto.

A rinoplastia é uma dos mais antigos e tradicionais procedimentos no âmbito da cirurgia plástica. Escritos dão conta de que cirurgiões indianos já faziam uso das técnicas rudimentares há dois mil anos.

Nos últimos anos, a evolução do conhecimento da estrutura e funcionamento do nariz, tem levado a grandes avanços nas técnicas cirúrgicas que utilizamos atualmente. Buscando aliar o melhor que a rinoplastia estética tem a oferecer, sem deixar em segundo plano alterações da função desde órgão, como a da respiração (desvios de septo, rinites e cornetos nasais aumentados), queixas de muitos paciente que querem fazer rinoplastia estética.

O nariz está intimamente ligado a muitos aspectos emocionais que afetam diretamente a autoestima e, consequentemente, o convívio social das pessoas que estão insatisfeitas com seu formato. Cada grupo étnico apresenta certas características, com aspectos marcantes nos traços e formas nasais que facilmente podemos identificar. Cabe ao cirurgião plástico e ao paciente terem ciência que a rinoplastia não pode transgredir todas essas caraterísticas hereditárias, de modo que se possa preservar a sua auto-identidade como indivíduo, melhorando os aspectos estéticos com naturalidade.

O cirurgiao plástico vai observar as formas, linhas, volumes e proporções que pode corrigir através da cirurgia, mas também investigar como está a respiração do paciente , através da consulta médica e exames de imagem.

Serão avaliados também a qualidade da pele do nariz (mais fina ou espessa), a estrutura dos ossos e das cartilagens que formam seu "esqueleto" e lhe dão seu formato, em conjunto com a proporções do restante do rosto.

Assim que o paciente se familiariza com todos esses conceitos e o cirurgião compreende seus desejos e limitações , pode-se determinar a técnica cirúrgica mais apropriada.

Atualmente nos grandes centros mundiais, assim como na Clínica Bella Essence, trazemos a técnica mais moderna que chama-se Rinoplastia Aberta estruturada e funcional.

Rinoplastia Aberta (Estrutrada e Funcional)

Esta técnica consiste em realizar uma ampla visualização da estrutura interna do nariz durante a cirurgia (normalmente sob anestesia geral, para maior conforto do paciente). Somente assim, pode-se corrigir com precisão todas as características nasais desfavoráveis, através da modelagem "artística" de suas cartilagens, proporcionando resultados mais duradouros e naturais que a antiga rinoplastia fechada.
E também, atuando na parte mais interna, corrigir as alterações funcionais da respiração, que são bastante frequentes e, se não forem diagnosticadas e tratadas, podem causar disfunções graves após a cirurgia.

Assista ao vídeo explicativo

Tratamentos relacionados

Rinoplastia

Também conhecida como a cirurgia plástica de nariz. Segundo o Prof. Ivo Pitanguy, o a nariz é o "centro da face". É o primeiro ór ...

Leia mais sobre este tratamento

Queimaduras

O que é queimadura? É uma lesão, geralmente restrita a pele, decorrente da aplicação de calor ao corpo. As queimaduras variam muit ...

Leia mais sobre este tratamento

Lifting de mamas

A flacidez dos seios é uma das queixas mais comuns na Clínica Bella Essence. Quando imaginamos qual é a cirurgia ideal para trata ...

Leia mais sobre este tratamento